Se você busca soluções econômicas, confira as sugestões de especialistas e comece a tão desejada transformação!
As reformas ganharam impulso após a pandemia, mas com a alta do material de construção, é preciso criatividade para conseguir fazer a repaginação do imóvel. Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano, o Índice Nacional da Construção Civil (INCC DI), medido pelo Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE), acumula alta de 11,74%.
Mesmo com orçamento enxuto, é possível trazer um novo clima para o imóvel, conforme a arquiteta Karla Patrícia, do escritório Norden Arquitetura. A primeira regra, segundo a profissional, é manter tudo o que se tem em bom estado e ir atrás das promoções das grandes lojas de materiais de construção e fugir dos acabamentos caros. “Se a verba é pouca para se fazer tudo o que deseja, faça escolhas”, comenta a arquiteta.
Dicas essenciais para a reforma
Antes fechada, a cozinha foi integrada à sala para receber os amigos ao mesmo tempo que o jantar é feito pela moradora e arquiteta Michelle Waisblut, sócia de Luciana Gomes no escritório AS Arquitetas SP, responsável pela reforma do apartamento (Foto: Júlia Ribeiro / Divulgação)
- Tentar reaproveitar bancadas e revestimento entregues com o apartamento é uma ótima solução. As arquitetas Fernanda Hardt e Juliana Rinaldi, do Mirá Arquitetura, explicam que essa é uma das melhores formas de economizar na reforma. Isso porque, além do custo do material novo, tem todo o investimento economizado na demolição e o ganho de tempo.
- Explore móveis soltos. A marcenaria sob medida é um dos itens mais caros em uma reforma. Para determinados ambientes, como sala e varanda, vale a pena explorar mobiliário comprado pronto para economizar um pouco.
- “Para as bancadas, tente escolher granitos ao invés de pedras sintéticas. Além da resistência e durabilidade dos granitos, eles têm um preço melhor de metro quadrado. Para fugir do comum, dá para mudar o tratamento do material, não usar o polido, o que já dá outro aspecto para pedra, mais moderno”, explicam as arquitetas do Mirá Arquitetura.Para os quartos, você pode fazer uma substituição à cabeceira, para demarcar melhor o espaço da cama e entrar com pintura em meia parede. É uma solução mais barata e que dá um charme para o ambiente.
- Abuse das tintas, elas são o revestimento mais econômico, ou seja, custam menos, por metro quadrado (Foto: Pexels / La Miko / CreativeCommons)
- Nos banheiros, se tiver ventilação natural, entrar com revestimento nas paredes apenas no boxe. É uma economia tanto de material quanto de mão de obra. “Outra dica é, se os revestimentos do banheiro não estiverem antigos, pode trocar apenas o rejunte ou uma parede no boxe para trazer um charme”, completam Fernanda Hardt e Juliana Rinaldi.
- “Se a cerâmica estiver ruim para renovar, opte por colocar um piso laminado sobre a o revestimento antigo. Não perde tempo com a retirada do material nem gera entulhos. Além da aplicação ser rápida, ele pode ser retirado e levado para outro local, em caso de mudança, por exemplo”, sugere Iza Valadão, engenheira civil com Ph.D. em Materiais e Sustentabilidade e professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF).
- Avalie as condições das portas e esquadrias. Em muitas situações o mau estado se deve a sobreposição de inúmeras camadas de tinta ao longo dos anos. A remoção completa da tinta com removedores, cria uma superfície mais regular, que emassada, dará um acabamento final mais nobre. Opte por pintura fosca ou acetinada, sugere Lufe Lopes da Área Útil Reformas e Projetos.
fonte Revista Casa e Jardim
por Bruna Cezario e Alex Alcântara
Dúvidas com a Sua Reforma?
Se você tem alguma dúvida de como realizar a sua reforma economizando o máximo do seu dinheiro, não deixe de falar conosco.
Com certeza poderemos lhe apoiar!