Ter uma casa adaptada para idoso é fundamental para propiciar mais segurança. Isso porque as pessoas que se encontram na terceira idade são particularmente suscetíveis a acidentes domésticos.
De fato, traumas gerados por quedas ou esbarrões em objetos e móveis são comuns em pessoas de mais idade. Por isso, é fundamental pensar ambientes mais funcionais, de modo a evitar essas situações.
Para falar mais sobre o assunto, explicamos a importância de se ter uma residência que atenda às necessidades dos idosos. Indicamos ainda quais áreas da casa podem ser adaptadas. Confira na leitura!
QUAL A IMPORTÂNCIA DA CASA ADAPTADA PARA IDOSOS?
É muito raro encontrar casas e apartamentos construídos nos grandes centros urbanos que sejam adaptados para as necessidades de pessoas idosas.
Isso ocorre porque os responsáveis pelos investimentos nessas obras terminam por considerar que essas adaptações podem encarecer o preço das construções.
No entanto, com o envelhecimento cada vez maior da população, a procura pela adaptação de imóveis à terceira idade aumentou sensivelmente.
Essa demanda maior reflete o reconhecimento de que a terceira idade realmente precisa de ambientes que atendam de maneira mais adequada as suas necessidades.
Um dos dados que levou a sociedade a esse reconhecimento diz respeito aos acidentes domésticos. De fato, sabe-se que 37% do total de atendimentos hospitalares envolvendo acidentes dizem respeito a acidentes domésticos, em sua maioria decorrentes de quedas de idosos.
E, dentro dessa porcentagem, a maior fatia corresponde a situações envolvendo crianças e pessoas na terceira idade.
Por isso, preparar os ambientes para acolher idosos é não somente propiciar-lhes mais conforto, mas também proteger suas vidas e sua integridade física.
QUAIS ÁREAS DE UMA RESIDÊNCIA PODEM SER ADAPTADAS?
Banheiros são potencialmente perigosos quando não adaptados.
Toda a estrutura da casa e seus móveis podem ser adaptados para melhor receber um idoso.
Já na entrada da residência é possível colocar uma rampa de acesso para facilitar a entrada dos cadeirantes.
No que tange às portas, estas devem ter pelo menos 80 cm de largura, de maneira a possibilitar a passagem de uma cadeira de rodas.
Já na sala, deve-se atentar para uma disposição dos móveis que permita o livre deslocamento do idoso, sem que ele esbarre em móveis ou em outros objetos.
As extremidades das mesas devem ser arredondadas e não é recomendado o uso de tapetes. Ao contrário, o ideal é a utilização de pisos antiderrapantes.
No quarto, as camas devem permitir que o idoso possa apoiar os pés no chão. Uma poltrona de 40 a 50 cm pode ser útil na hora de calçar sapatos e calças.
Outro compartimento que deve receber uma atenção toda especial no momento da adaptação é o banheiro.
Isso porque é um local mais propício aos acidentes. O primeiro cuidado que se deve ter é em relação ao piso, que deve ser antiderrapante.
É importante também que sejam instaladas barras de apoio nas paredes do box.
Ademais, deve-se evitar a utilização das tradicionais portas de vidro temperado. O mais recomendado é utilizar cortinas flexíveis.
A IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS DE MONITORAMENTO DE IDOSOS
As empresas que oferecem essa solução disponibilizam uma pulseira por meio da qual os idosos conseguem contato com funcionários. Estes passam então a verificar quais seriam as necessidades dos clientes.
Esse equipamento conta com um microfone embutido, o que facilita em muito a comunicação com a central de atendimento.
Serviços de monitoramento podem ajudar a salvar vidas
Em casos graves, os funcionários dessas empresas podem contatar um familiar e já solicitar a chamada de uma ambulância.
No entanto, os idosos também podem entrar em contato para conversar sobre seus problemas e tentar resolvê-los.
CASA ADAPTADA, CASA MAIS SEGURA
Dessa forma, podemos concluir que ter uma residência pensada para receber pessoas na terceira idade pode evitar muitos acidentes e transtornos à saúde dessas pessoas.
Ademais, uma casa adaptada para idoso proporciona também muito mais conforto para eles.